Páginas

domingo, 31 de março de 2013

Filosofia Medieval



Podemos chamar de Filosofia Medieval, a filosofia que se desenvolveu na Europa durante a Idade Média (entre os séculos V e XV). Como este período foi marcado por grande influência da Igreja Católica nas diversas áreas do conhecimento, os temas religiosos predominaram no campo filosófico. 

Confira agora, uma linha do tempo desenvolvida pela equipe com os principais filósofos desse período:



Postado pela equipe @.Com.

Países Centrais e Periféricos (Crítica)

Em várias partes do mundo pode-se perceber que alguns países estão confortáveis financeiramente, enquanto outros imploram por míseros centavos. É comum a ocorrência desse fato uma vez que vários dos blocos econômicos não conseguiram fazer com que seus membros diminuíssem seu índice de pobreza. Dessa forma, deixaram-os de lado.
Obviamente, há várias causas disso, como exemplo: a exclusão por parte dos países mais desenvolvidos, a falta de investimentos em fatores necessários, e não o contrário, os lucros e custos calculados corretamente, a escassez de indústrias não muito poluentes, etc.
Consequências são geradas através disso. Uma delas é a pobreza em excesso no país/na região. Calcula-se que, estimadamente, 60% dos países, daqui a 20 anos, continuarão ou pouco aumentarão seu nível de PIB (Produto Interno Bruto). Porém, países desenvolvidos também têm consequências causadas pelo capital - desigualdade e inclusão sociais, excesso de lixo e poluição, consumismo, entre outras, sendo que isso está ficando cada vez mais desenfreado.
 Talvez há soluções para este tipo de problema, tais quais: investimentos de pouco em pouco, cálculos corretos do que entra e sai no país, etc., uma vez que união e igualdade pode ser melhor do que consumismo em excesso e falta de ética perante à população mundial, independente de sua classe social.
FONTE DA IMAGEM: Clique Aqui

Postado pela equipe @.Com. 

A Importância das Avós Para a Evolução Humana



Talvez as avós não sejam tão importantes quanto imaginávamos. Principalmente quando o assunto é a evolução humana. Mas este assunto voltou a partir de simulações de computador as quais  forneceram suporte matemático para a famosa hipótese de que os seres humanos evoluíram em relação aos macacos porque as avós ajudavam a alimentar seus netos.
A chamada "Hipótese da Avó" diz que quando as fêmeas no fim da idade fértil passaram a alimentar os netos após o desmame, suas filhas tiveram tempo para produzir crianças em intervalos mais curtos; além disso, as mulheres passaram a viver mais tempo após a última menstruação, porque as fêmeas ancestrais que viraram avós conseguiram passar adiante os genes da longevidade. Portanto, de acordo com esse pensamento as fêmeas humanas, ao contrário das descendentes de outros símios, sobrevivem muito além do seu apogeu reprodutivo, devido aos benefícios que as mulheres na pós-menopausa proporcionam aos seus netos.
O biólogo evolucionista William Hamilton apresentou essa ideia, pela primeira vez, em um artigo em 1966, baseando-se em um trabalho teórico de George Williams e Peter Medawar. No entanto, “a hipótese da avó” só decolou durante os anos 80 e 90, com base em uma pesquisa de campo com dados coletados pela antropóloga Kristen Hawkes e seus colegas da Universidade de Utah, em Salt Lake City.
Muitas teorias antropológicas afirmam que o aumento do tamanho do cérebro dos nossos antepassados foi o principal fator da evolução humana. Neste estudo, a autora propõe que: “ter uma avó nos tornou mais sociáveis, com tempo para dedicar atenção aos outros integrantes do grupo”. Isso serviu de base para a evolução de características humanas, como a ligação entre casais, a cooperação, o aprendizado de novas habilidades e o consequente aumento do cérebro.

Leia Mais Aqui: Clique Aqui

Postado por Kellyn Taiandra Baccin.

sábado, 30 de março de 2013

Falácias Encontradas em Comerciais

Asssista agora, o vídeo do comercial do shampoo Clear Men com o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, após o vídeo explicarei qual foi a falácia encontrada nele:


Apelo à Autoridade - Em primeiro lugar, porque o anuncio é um jogador de futebol e o comercial apresenta um shampoo contra a caspa, por isso é completamente diferente, já que um jogador de futebol não tem nada a ver com a rede de cosméticos. Depois nessa falácia, se utiliza o sentimento de admiração, respeito e conhecimento, já que o jogador que aparece é Cristiano Ronaldo, da equipe do Real Madri e uns dos mais conhecidos e importantes do mundo, portanto a intenção desse comercial é que vejam o Cristiano Ronaldo como alguém grande, com muitas qualidades, e assim pensarem que se as pessoas usarem esse produto, todos poderão ser como ele.

FONTE DO VÍDEO: Clique Aqui


Postado por Kellyn Taiandra Baccin.



sexta-feira, 29 de março de 2013

AIDS

Sintomas
Febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino. Cerca de 70% dos portadores permanece de duas a três décadas na chamada forma assintomática ou indeterminada da doença.

Transmissão
Somente em secreções como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno, o vírus aparece em quantidade suficiente para causar a moléstia. Para haver a transmissão, o líquido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isso se dá através de relação sexual (heterossexual ou homossexual), ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes infectados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe para o feto durante a gestação ou o trabalho de parto e a amamentação.

Prevenção
Para evitar a transmissão da AIDS, recomenda-se o uso de preservativo durantes as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente o sangue e hemoderivados para transfusão. Além disso, as mães infectadas pelo vírus (HIV positivas) devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.

Postado por Mateus Dacheri.

Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação



Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria, no comércio, no setor de investimentos e na educação. 

O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos.

Novas formas de integração das TICs são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem – comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.

As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.

A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.

 FONTE: Clique Aqui


Postado por Kellyn Taiandra Baccin.