Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

O Rádio e a Indústria Cultural voltada a ele


O que seria Indústria Cultural?

A produção da indústria cultural  é direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagem cultural pré – estabelecida e capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o caráter crítico do expectador. Para se manter e conquistar público , a produção cultural não objetiva somente a expressão artística , quando esta planejada sob pretensões profissionais.


A arte em geral , as manifestações histórico – culturais e a identidade de uma região servem como inspiração e conteúdo de obra e produto cultural. Em suma a indústria cultural busca produzir algo que conquiste público e relevância comercial e se ramifique em produtos licenciados.

O Rádio

Um novo brinquedo - foi o que muitos pensaram quando viram pela primeira vez aquela caixinha misteriosa que falava: o rádio. Embora inventado em 1896, foi somente depois da Primeira Guerra Mundial que o rádio se popularizou. Atualmente, o rádio é um dos meios de comunicação mais utilizados, porque é um instrumento de baixo custo e pequeno porte.
No Brasil, o rádio é muito importante porque, em certas regiões do país, é o único veículo de comunicação que consegue chegar, informando e divertindo a população.




A Indústria Cultural voltada ao Rádio

O que importa é que esse produto chegue às massas. Toda essa estratégia de divulgação e consumo propicia a larga manipulação também dos meios de comunicação pelos produtores de marketing, os quais, têm o poder de influenciar os meios de comunicação, a fim de criar, no público-alvo, novas necessidades de consumo de, também, novos produtos.
Por seu caráter polissêmico, o veículo em questão, pode ser ouvido em vários lugares onde está seu ouvinte, em casa, na lanchonete, no carro, até na rua com um rádio de bolso, além disso, sua forma de contatar seus ouvintes é direta e deixa o receptor à vontade. Hoje a diversidade radiofônica é abundante, elas podem ser analógicas, digitais, não importa, em termos tecnológicos e qualidade do som muda bastante, mas em termos ideológicos e influência ao ouvinte continua.


FONTES:  


 Postado por Kellyn Taiandra Baccin.



Nenhum comentário:

Postar um comentário