O que seria Indústria Cultural?
A
produção da indústria cultural 
é direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagem
cultural pré – estabelecida e capazes de conquistar o interesse das massas sem
trabalhar o caráter crítico do expectador. Para se manter e conquistar público
, a produção cultural não objetiva somente a expressão artística , quando esta
planejada sob pretensões profissionais.
A arte em
geral , as manifestações histórico – culturais e a identidade de uma região
servem como inspiração e conteúdo de obra e produto cultural. Em suma a
indústria cultural busca produzir algo que conquiste público e relevância
comercial e se ramifique em produtos licenciados.
O Rádio
Um novo brinquedo - foi o que muitos pensaram quando viram pela primeira vez aquela caixinha misteriosa que falava: o rádio. Embora inventado em 1896, foi somente depois da Primeira Guerra Mundial que o rádio se popularizou. Atualmente, o rádio é um dos meios de comunicação mais utilizados, porque é um instrumento de baixo custo e pequeno porte.
No
Brasil, o rádio é muito importante porque, em certas regiões do país, é o único
veículo de comunicação que consegue chegar, informando e divertindo a
população.
A Indústria Cultural voltada ao Rádio
O
que importa é que esse produto chegue às massas. Toda essa estratégia de
divulgação e consumo propicia a larga manipulação também dos meios de
comunicação pelos produtores de marketing, os quais, têm o poder de
influenciar os meios de comunicação, a fim de criar, no público-alvo, novas
necessidades de consumo de, também, novos produtos.
Por seu caráter polissêmico, o veículo em
questão, pode ser ouvido em vários lugares onde está seu ouvinte, em casa, na
lanchonete, no carro, até na rua com um rádio de bolso, além disso, sua forma
de contatar seus ouvintes é direta e deixa o receptor à vontade. Hoje a
diversidade radiofônica é abundante, elas podem ser analógicas, digitais, não
importa, em termos tecnológicos e qualidade do som muda bastante, mas em termos
ideológicos e influência ao ouvinte continua. 
FONTES:  
 Postado por Kellyn Taiandra Baccin.
 


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário