Empresas
que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da
instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. 
As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX, entretanto, só atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.
As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX, entretanto, só atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.
Para
os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é
um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a
industrialização na região. Por sua vez, as transnacionais utilizam como
critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor,
infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis
doações de terrenos e isenções de impostos.
Os investimentos realizados por essas empresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos que foram citados anteriormente. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz. A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.
Os investimentos realizados por essas empresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos que foram citados anteriormente. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz. A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.
O termo
transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser
interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro
relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua
nação para atuar no mercado exterior.
Atualmente
há registro de, aproximadamente, 40.000 empresas transnacionais em atividade,
sendo a maioria originária dos países industrializados, no entanto, existem
empresas de origem indiana, mexicana e brasileira.
Exemplos
de empresas transnacionais com matriz no Brasil são: Vale do Rio Doce, Sadia, Perdigão,
Weg, Alpargatas e Gerdau.
Empresas transnacionais conhecidas mundialmente: Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Nokia, Sony, Siemens, Peugeot, Vivo, entre outras.
Empresas transnacionais conhecidas mundialmente: Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Nokia, Sony, Siemens, Peugeot, Vivo, entre outras.
Assista agora, o video do Hino Nacional das Multinacionas, temos certeza que você vai gostar!
VÍDEO: Clique Aqui
Postado por Kellyn Taiandra Baccin. 
 
 
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