Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Esporte na Mídia



O avanço tecnológico da mídia e consequentemente dos meios de comunicação trouxeram consequências não muito boas para a sociedade pós – moderna. A industrialização e comercialização capitalista por parte da mídia do lazer, do tempo livre, da saúde e consequentemente do esporte fizeram uma reversão do entendimento esclarecido destes aspectos, que são de suma importância para toda a sociedade. O poder ideológico que a mídia ganha diariamente lhe dá o direito de escolher como que a divulgação proceda e com qual interesse comercial seja divulgada tal informação.
Mas antes de comentarmos sobre a mídia e o esporte temos que entender um pouco sobre o que eles são. O termo mídia segundo Gastaldo (2001) deriva de um termo latino baseado na pronuncia em inglês “media”. Este termo significa no plural em latim “medium”, ou seja, “meio”. Tornou-se “mídia” no senso comum, que quer dizer ainda “meios de comunicação de massa”, ou também “mass media” fazendo uma tradução para o português.
A mídia tornou-se um veículo de comunicação que tem como objetivo divulgar de forma massificada inúmeros produtos em larga escala, de forma a atingir um público numeroso e indistinto sem levar em consideração sua individualidade. Podemos citar como mídia a televisão, rádio, jornal, outdoors e etc. Segundo Featherstone citado por Pires (2002) não esta equivocado relacionar o termo mídia aos veículos de comunicação, mas não abrange a totalidade que ela se envolve em nossa sociedade atualmente. Para o autor ela está ainda mergulhada na cultura de consumo e é comandada pelo mercado. Salienta que “mídia é também o conjunto de empresas (e cada uma delas) que produz e mercadoriza informações, entretenimento e publicidade, tripé sobre o qual, de forma interligada, se fundem as suas ações e interesses” (p 34).
Neste sentido a função da mídia é oferecer necessidades e padrões de pensamentos que levem ao público o desejo de consumir em grande escala as mercadorias produzidas pela indústria capitalista e pensar que esta forma de ser e de viver é a melhor e única que podemos ter. Aliado a questão da mídia neste trabalho esta o esporte, desta forma tem que esclarecer um pouco mais sobre seu entendimento. A princípio temos que entendê-lo como sendo um dos maiores fenômenos sociais de nosso século. Acreditamos que todo este respaldo esta relacionado com o significado que a mídia lhe dá por ele ser um produto muito bem vendido e lucrativo nos meio de comunicação de massa. Segundo Kunz (1991) o esporte é uma atividade do movimento humano que possui como princípio a sobrepujança e as comparações objetivas.

FONTE: Clique Aqui

Postado por Kellyn Taiandra Baccin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário