O avanço tecnológico da mídia e consequentemente
dos meios de comunicação trouxeram consequências não muito boas para a
sociedade pós – moderna. A industrialização e comercialização capitalista por
parte da mídia do lazer, do tempo livre, da saúde e consequentemente do esporte
fizeram uma reversão do entendimento esclarecido destes aspectos, que são de
suma importância para toda a sociedade. O poder ideológico que a mídia ganha
diariamente lhe dá o direito de escolher como que a divulgação proceda e com
qual interesse comercial seja divulgada tal informação.
Mas antes de comentarmos sobre a mídia e o esporte temos que entender um pouco sobre o que eles são. O termo mídia segundo Gastaldo (2001) deriva de um termo latino baseado na pronuncia em inglês “media”. Este termo significa no plural em latim “medium”, ou seja, “meio”. Tornou-se “mídia” no senso comum, que quer dizer ainda “meios de comunicação de massa”, ou também “mass media” fazendo uma tradução para o português.
A mídia tornou-se um veículo de comunicação que tem como objetivo divulgar de forma massificada inúmeros produtos em larga escala, de forma a atingir um público numeroso e indistinto sem levar em consideração sua individualidade. Podemos citar como mídia a televisão, rádio, jornal, outdoors e etc. Segundo Featherstone citado por Pires (2002) não esta equivocado relacionar o termo mídia aos veículos de comunicação, mas não abrange a totalidade que ela se envolve em nossa sociedade atualmente. Para o autor ela está ainda mergulhada na cultura de consumo e é comandada pelo mercado. Salienta que “mídia é também o conjunto de empresas (e cada uma delas) que produz e mercadoriza informações, entretenimento e publicidade, tripé sobre o qual, de forma interligada, se fundem as suas ações e interesses” (p 34).
Neste
sentido a função da mídia é oferecer necessidades e padrões de pensamentos que
levem ao público o desejo de consumir em grande escala as mercadorias
produzidas pela indústria capitalista e pensar que esta forma de ser e de viver
é a melhor e única que podemos ter. Aliado a questão da mídia neste trabalho
esta o esporte, desta forma tem que esclarecer um pouco mais sobre seu entendimento.
A princípio temos que entendê-lo como sendo um dos maiores fenômenos sociais de
nosso século. Acreditamos que todo este respaldo esta relacionado com o
significado que a mídia lhe dá por ele ser um produto muito bem vendido e
lucrativo nos meio de comunicação de massa. Segundo Kunz (1991) o esporte é uma
atividade do movimento humano que possui como princípio a sobrepujança e as
comparações objetivas. Mas antes de comentarmos sobre a mídia e o esporte temos que entender um pouco sobre o que eles são. O termo mídia segundo Gastaldo (2001) deriva de um termo latino baseado na pronuncia em inglês “media”. Este termo significa no plural em latim “medium”, ou seja, “meio”. Tornou-se “mídia” no senso comum, que quer dizer ainda “meios de comunicação de massa”, ou também “mass media” fazendo uma tradução para o português.
A mídia tornou-se um veículo de comunicação que tem como objetivo divulgar de forma massificada inúmeros produtos em larga escala, de forma a atingir um público numeroso e indistinto sem levar em consideração sua individualidade. Podemos citar como mídia a televisão, rádio, jornal, outdoors e etc. Segundo Featherstone citado por Pires (2002) não esta equivocado relacionar o termo mídia aos veículos de comunicação, mas não abrange a totalidade que ela se envolve em nossa sociedade atualmente. Para o autor ela está ainda mergulhada na cultura de consumo e é comandada pelo mercado. Salienta que “mídia é também o conjunto de empresas (e cada uma delas) que produz e mercadoriza informações, entretenimento e publicidade, tripé sobre o qual, de forma interligada, se fundem as suas ações e interesses” (p 34).
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Postado por Kellyn Taiandra Baccin. 
 
 
 
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