 Cultura de Massa: É toda e qualquer manifestação de atividades ditas populares. Do carnaval ao rock and roll, do jeans à coca-cola, das novelas de televisão às revistas em quadrinhos, tudo, hoje, pode ser inserido no cômodo e amplo conceito dessa cultura, a qual é produzida para as massas e veiculada pelos meios de comunicação em massa.
       Cultura de Massa: É toda e qualquer manifestação de atividades ditas populares. Do carnaval ao rock and roll, do jeans à coca-cola, das novelas de televisão às revistas em quadrinhos, tudo, hoje, pode ser inserido no cômodo e amplo conceito dessa cultura, a qual é produzida para as massas e veiculada pelos meios de comunicação em massa. Indústria Cultural: Conjunto de empresas e instituições cuja principal atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis. No sistema de produção cultural, encaixam-se a TV, o rádio, jornais, revistas; que são elaborados de forma a aumentar o consumo, modificar hábitos, educar e informar. A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente. Segundo Theodor Wiesengrund-Adorno, na Indústria Cultural, tudo vira negócio e o homem não passa de um mero instrumento de trabalho e de consumo, ou seja, objeto.
Fica claro portanto a intenção da Indústria Cultural: obscurecer a percepção de todas as pessoas, principalmente daquelas que são formadoras de opinião. Ela é a própria ideologia. Os valores passam a ser regidos por ela. Até mesmo a felicidade do indivíduo é influenciada e condicionada por essa cultura.
 Postado por Alexandre Luiz Baioto Forte.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário